IMIGRAÇÃO ALEMÃ - Árvore da Páscoa: Osterbaum

Toni Jochem
Historiador

        Na tentativa de evidenciar as tradições trazidas pelos imigrantes alemães para o Brasil a partir do século XIX,  reproduzimos abaixo três pequenos textos e algumas fotografias (Google Imagens) sobre a Árvore da Páscoa (Osterbaum).

        A tradição da Árvore da Páscoa pode ser resumida da seguinte forma: Na Sexta-feira Santa coloque em um vaso um galho totalmente seco, sem nenhuma folha, deixando-o exposto em local visível na casa e finalmente no Domingo de Páscoa, ao levantar, ornamente-o pendurando ovos coloridos. Também é comum, ao invés do galho, ornamentar uma árvore inteira localizada no jardim da casa  ou mesmo em ambientes públicos. A árvore da Páscoa  pode ser retirada a partir do segundo Domingo após a Páscoa.

        De acordo com Márcio S. da Costa, no texto III, abaixo citado:

 
“A árvore da Páscoa é montada com um galho seco, que simboliza a frieza e morte do sepulcro de Jesus Cristo. No galho são colocadas cascas de ovos coloridas, que simbolizam a alegria da vida que significa a Ressurreição do Senhor. Colocamos ovos porque o ovo significa ou simboliza que há vida dentro dele e dali ela brota, apesar de estar escondida até o momento em que a ruptura acontece. Dentro do ovo está a vida nova que surge para a luz do sol”.

        No Brasil a tradição da Osterbaum chegou com os imigrantes e até hoje é cultivada em algumas cidades principalmente em Pomerode, em Santa Catarina. Abaixo, um pouco da respectiva história:

UM POUCO E HISTÓRIA

Texto I

        A Páscoa é uma das mais antigas celebrações cristãs, mas tem sua origem em antigos ritos pagãos. Muito comuns especialmente na Baviera, Baden-Wütenberg e Rheinland, após a unificação das Alemanhas muitos costumes voltaram a ser praticados em todo país. O símbolo do ovo de Páscoa tem sua origem no significado do renascimento, pois representa a fertilidade. Desde o século XII ele tem o costume de ser cozido e pintado para ser usado na decoração. Esses ovos coloridos podiam também ser pendurados em árvores, muitas vezes ainda secas do inverno, "dando vida" novamente a elas – Osternbaum.
Fonte: http://folcloreconcordia.blogspot.com/

Texto II

Árvore de Páscoa!

        Entre os vários símbolos usados na Alemanha durante a Páscoa, está o Osterbaum – a Árvore da Páscoa. As tradições da Páscoa, como as de outras festas religiosas, têm sua continuidade na Alemanha de hoje e foram levadas a outros países pelos que emigraram. A árvore da Páscoa é montada com um galho seco, que simboliza a frieza e morte do sepulcro de Jesus Cristo.

        No galho são colocadas cascas de ovos coloridas, que simbolizam a alegria da vida que significa a Ressurreição do Senhor. O ovo significa ou simboliza que há vida dentro dele e dali ela brota, apesar de estar escondida até o momento em que a ruptura acontece. Dentro do ovo está a vida. A Páscoa é Vida, Ressurreição, Esperança e Alegria, apesar da Sexta-feira Santa com a crucificação de Jesus. “Eu vivo, vós também vivereis”, é a sua mensagem gloriosa. O Osterbaum é assim apenas um símbolo, pois como cristãos celebramos e adoramos o Senhor e Salvador Jesus Cristo.

        As famílias cristãs também deveriam adotar este bonito costume em seus lares, assim como já fazem com a árvore de Natal. O processo é simples: Semanas antes da Páscoa reserve cascas de ovos que devem ter apenas um furo pequeno, pelo qual se retirou o ovo. Lave-as e deixe-as secar de cabeça (furo) para baixo.

        Pinte as cascas com tinta plástica ou tinta de papel crepom. Você também pode desenhar e pintar símbolos religiosos ou motivos para as crianças. Recorte tiras finas e também pequenos círculos de papel branco; tampe o furo colando por cima os círculos e das tiras faça alças que também serão coladas na parte superior dos ovos. Você também pode envernizar os ovos depois de pintados.

        Na Sexta-feira Santa coloque em um vaso um galho totalmente seco, sem nenhuma folha, deixando-o exposto em local visível na casa e finalmente no Domingo de Páscoa, ao levantar, ornamente-o pendurando os ovos. A árvore da Páscoa (Osterbaum) pode ser retirada a partir do segundo Domingo após a Páscoa.
Fonte: Magia da Árvore de Páscoa! In: http://www.magiazen.com.br/magia-da-arvore-de-pascoa.html

Texto III

Der Osterbaum - A Árvore da Páscoa

        Uma bonita tradição pascal que observamos na Sexta-feira Santa e do Domingo de Páscoa até duas semanas depois. Mas como isso começou? O Pr. Hachtmann me transmitiu no ano de 2001 a história deste simples mas tão significativo costume, como transcrevo agora:

        Entre os vários símbolos usados na Alemanha durante a Páscoa, está o Osterbaum – a Árvore da Páscoa. (Os símbolos têm sua origem na antiga Germânia, a região da hoje Alemanha. (...). As tradições da Páscoa, como as de outras festas religiosas, têm sua continuidade na Alemanha de hoje e foram levadas a outros países pelos que emigraram.

        A árvore da Páscoa é montada com um galho seco, que simboliza a frieza e morte do sepulcro de Jesus Cristo. No galho são colocadas cascas de ovos coloridas, que simbolizam a alegria da vida que significa a Ressurreição do Senhor. Colocamos ovos porque o ovo significa ou simboliza que há vida dentro dele e dali ela brota, apesar de estar escondida até o momento em que a ruptura acontece. Dentro do ovo está a vida nova que surge para a luz do sol.

        A Páscoa é Vida, Ressurreição, Esperança e Alegria, apesar da Sexta-feira Santa com a crucificação de Jesus. "Eu vivo, vós também vivereis", é a sua mensagem gloriosa. O Osterbaum é assim apenas um símbolo, pois como cristãos celebramos e adoramos o Ressurreto Senhor e Salvador Jesus Cristo.

        Gostaríamos de incentivar as famílias cristãs a também adotarem este bonito costume em seus lares, assim como já fazem com a árvore de Natal (Weihnachtsbaum). O processo é simples:

 
- semanas antes da Páscoa reserve cascas de ovos que devem ter apenas um furo pequeno, pelo qual se retirou o ovo. Lave-as e deixe-as secar de cabeça (furo) para baixo.

- pinte as cascas com tinta plástica ou tinta de papel crepom. Você também pode desenhar e pintar símbolos religiosos alusivos à Paixão de Cristo.

- recorte tiras finas e também pequenos círculos de papel branco; tampe o furo colando por cima os círculos e das tiras faça alças que também serão coladas na parte superior dos ovos. Você também pode envernizar os ovos depois de pintados.

- na Sexta-feira Santa coloque em um vaso um galho totalmente seco, sem nenhuma folha, deixando-o exposto em local visível na casa e finalmente no Domingo de Páscoa, ao levantar, ornamente-o pendurando os ovos.

- a árvore da Páscoa (Osterbaum) pode ser retirada a partir do segundo Domingo após a Páscoa. (...).

Márcio S. da Costa.

Fonte: Der Osterbaum - A Árvore da Páscoa. In:  http://www.luteranos.com.br/202/mensagem/2003-mar3.htm

------------------------------------------------------------------

Fotografias de algumas Árvores da Páscoa – Osterbaum:


Fonte: http://www.kitchenproject.com/GermanGoodies/8/index.htm


Fonte: http://www.flickr.com/photos/stmarien/2387891112/sizes/l/in/photostream/


Fonte: http://www.salzburg-altstadt.at/1/media/image/image2426.jpg


Fonte: http://musikkids.jimdo.com/galerie-unserer-veranstaltungen-und-aktivit%C3%A4ten/


Fonte: http://www.aoslaserrat.de/NewFiles/Ostern/Ostern.html


Fonte: http://forum.lvz-online.de/photo/showphoto.php/photo/30174


http://www.austrianclubmelbourne.com.au/Austrian
Club_Melbourne/060416_Osterfest_Easter_Festival/photos/
highres/MOD_P4165462_Easter_Tree_Decoration.jpg


Fonte: http://festejarepreciso.blogspot.com/2009/04/der-osterbaum-arvore-da-pascoa.html


Fonte: http://spassideutsch.voila.net/pagostern.htm


Fonte: http://mavisandfrank.wordpress.com/2010/04/01/the-osterbaum/


Fonte: http://mavisandfrank.wordpress.com/2010/04/01/the-osterbaum/


Fonte: http://mavisandfrank.wordpress.com/2010/04/01/the-osterbaum/


Fonte: http://mavisandfrank.wordpress.com/2010/04/01/the-osterbaum/


Fonte: http://mavisandfrank.wordpress.com/2010/04/01/the-osterbaum/


Fonte: http://mavisandfrank.wordpress.com/2010/04/01/the-osterbaum/


Fonte: http://mavisandfrank.wordpress.com/2010/04/01/the-osterbaum/


Fonte: http://de.jimdo.com/info/framebuster/


Fonte: http://www.tiersitter-dresden.de/wp-content/uploads/Osterbaum-mit-1200-Eiern.jpg


Fonte: http://www.landschaftsfotos.eu/1024/osterbaum-als-ostergruss-fuer-alle-15522.jpg


Fonte: http://folcloreconcordia.blogspot.com/


Fonte: http://sauerkrautpomer.blogspot.com/2011/04/osterbaum.html


Fonte: http://www.falaserra.com.br/?p=7984