---

  • ?
  • ?

---

  • ?
  • ?


DEPOIMENTOS SOBRE ÁGUA MINERAL

Publicado em 20/07/2009 às 00:00 - Atualizado em 30/10/2019 às 17:04

Aspectos do Fontanário Público localizado no centro de Águas Mornas.
Créditos: Patrícia Lehmkuhl Baixar Imagem

As propriedades das águas minerais naturais são conhecidas desde a antiguidade, quando as fontes termais eram consideradas protegidas pelos deuses e ninfas. A partir de então a cura pelas águas se consolidou como um dos ramos auxiliares da medicina com a denominação de Crenologia (do grego – crenos = fonte).

As águas do Município de Águas Mornas são classificadas como mesotermais radioativas, com temperatura constante em torno de 39º C. Elas emergem de terrenos pré-cambrianos e apresentam teor de radioatividade, termalidade e baixa mineralização que as qualificam entre as melhores do mundo.

O contato da água mineral com o corpo humano sempre foi uma excelente terapia ao longo da história e seus efeitos terapêuticos através de ingestão, banhos e imersões, ajudam no tratamento de diversas doenças.

 

Indicações Terapêuticas das Águas

Reumatismo: artrites, artroses, gota, dores reumáticas em qualquer parte do corpo.

Aparelho Digestivo:
excitante das funções digestivas, colocistiti-atonia gástrica, intestinal e visceral, dispepsia e doenças hepáticas.

Aparelho Renal e Renovesical: pielite, pielonefrite, cistites não infecciosas, nefrite crônica e eliminadora das calculoses renal e uretral.

Doenças Metabólicas: produz equilíbrio metabólico em uso hidropônico. Aplicável, portanto, nas artrites reumatoides, gotas úricas, antitoxinas.

Sistema Nervoso: calmante pela ação relaxante das tensões neuropsíquicas, melhora a insônia, a tensão nervosa e a ansiedade.

Tratamento da Pele: uso balneoterápico no tratamento das dermatoides alérgicas: eczema, urticária, psoríase, pitiríase, manchas, cabelos fracos e escassos.

 

DEPOIMENTOS RECEBIDOS

O fontanário público Luiz Elias Daux, localizado no centro de Águas Mornas, recebe dezenas de pessoas que diariamente para lá se dirigem em busca do precioso líquido representado nas ÁGUAS MINERAIS. A cada dia dezenas de bombonas, garrafões e litros de água são captados na fonte e levados por populares para uso doméstico. Eles, muitas vezes, enfrentam fila com seus vasilhames à espera da tão famosa água que possui ação medicamentosa. Perguntado para algumas pessoas o principal motivo de lá estarem eis, abaixo, algumas respostas:


Galeria de Imagens

  • {{galeriaImagens.length + galeriaVideos.length - 12}}
  • {{galeriaMultimidia.length + galeriaImagens.length + galeriaVideos.length - 12}}
Fechar